Num mercado cada vez mais competitivo e com consumidores cada vez mais exigentes, o estabelecimento de parcerias torna-se um importante aliado para as empresas que desejam um diferencial competitivo. As parcerias empresariais não envolvem apenas as grandes empresas, mas também as micro, pequenas e médias empresas, saldando-se em inúmeros benefícios para as mesmas.

Pode-se definir parceria como a cooperação entre diferentes organizações, a fim de proporcionar benefícios mútuos entre as partes envolvidas. Trata-se de uma relação “ganha-ganha”, na qual as empresas parceiras visam a elaboração de um projeto conjunto que resultará (previsivelmente) em lucro. Além disso, através das parcerias é possível otimizar os processos de algumas áreas das empresas, sem perder o controlo acionista.

As parcerias permitem que as empresas consigam, sem grandes investimentos, entrar em mercados diferentes (inclusivamente em mercados internacionais), aumentar a participação no mercado em que já atuam, ou melhorar os processos e tecnologias na organização. É importante ressaltar que não existe um tipo ideal, ou um modelo correto de parceria. O que existe são alianças adequadas (ou não) às necessidades de cada empresa e aos seus objetivos. Tal como acontece com qualquer novo projeto, as parcerias também precisam de ser bem planeadas e estudadas. Desta forma, é muito importante que se realizem pesquisas para avaliar a viabilidade da aliança, de modo a que esta seja positiva para ambas as partes.

Outro ponto importante a ter em conta é o fato das parcerias deverem fazer parte das estratégias da empresa como um meio, e não serem consideradas como o objetivo final. Na realidade, as parcerias são instrumentos facilitadores e otimizadores para alcançar o sucesso organizacional. Os bons resultados de qualquer parceria dependem, não só das condições do mercado e dos concorrentes, mas também da disponibilidade dos gestores das empresas parceiras para cooperarem uns com os outros, acrescentando valor à aliança e criando confiança entre eles, bem como a consciência de que o objetivo a ser alcançado é o sucesso no mercado.